Notícias
Fupac comemora 30 anos da Constituição Federal com evento cívico

 8 de Outubro, 2018


images

Aconteceu na noite da última sexta-feira (5) na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac), evento cívico em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal. O projeto foi iniciativa da coordenação do curso de Direito.

Além do evento, a coordenação promoveu um concurso de composição de frases acerca da importância de celebrar a Constituição Federal - ou Constituição Cidadã - promulgada no Brasil em 5 de outubro de 1988. O concurso foi interno, e os alunos ganharam brindes - o primeiro lugar, recebeu como premiação uma Doutrina Especializada em Direito Constitucional.

Isabella Souza, aluna do 8º período de Direito, foi a ganhadora do primeiro lugar do concurso com a seguinte composição: “Trinta anos da Constituição Federal, sinônimo de democracia, fruto de garantias e direitos funcionamentais. Data oportuna para ser comemorada, mas principalmente refletida.”. As frases foram julgadas por 9 jurados - 8 professores e 1 representante do DA.

Nos dias 4 e 5 de outubro, houve ainda uma mostra comemorativa no corredor da instituição alusiva à comemoração, decorada de forma a lembrar a quem passasse sobre a importância do marco.

A promulgação da Constituição Cidadã tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional em 1988. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. Com base na mesma, foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado e a Fupac concluiu ser importante enfatizar o feito.

 

Comentários: