Mostrar Aviso
Notícias
Semana da Pedagogia aborda a ‘Formação de Professores e Tecnologias Educacionais’ na FUPAC/Ubá

 21 de Outubro, 2019


Por: Lázaro Mattos
 
A ‘Formação de Professores e Tecnologias Educacionais' foi o tema principal da 'XI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA’ da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (FUPAC), que foi promovida de 09 a 11 de outubro, no auditório Professor Bonifácio Andrada, e que contou com a participação e presença dos corpos docente e discente do curso de Pedagogia.
A programação contou com a oferta de palestras, apresentações culturais promovidas pelas acadêmicas, exposição de brinquedos adaptados desenvolvidos pelas alunas, premiação aos professores e homenagens às discentes formandas.
 
'XI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA’
 
Na quarta-feira (09), foi promovida a abertura da 'XI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA – Formação de Professores e Tecnologias Educacionais'.
Na ocasião, foram ofertadas as palestras: 'Comunicação Interpessoal', ministrada pela Jornalista, Especialista em Marketing digital e eventos, Priscila Campos Thevenet Amaral, e 'BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais: implicações no ensino e aprendizagem', ministrada pela analista Educacional na Superintendência Regional de Ubá – Membro da Equipe Pedagógica, Silvana Ferreira em conjunto com o Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Ubá, Mário Sérgio Alves da Cunha.
Ainda na quarta-feira foi realizada a abertura da ‘Mostra de Brinquedos Adaptados’, produzidos pelas acadêmicas do curso de pedagogia, exposta no Pátio da FUPAC/Ubá. 
Já a apresentação cultural ficou por conta das alunas do quarto Período de Pedagogia.
 
Na quinta-feira (10), recebemos as palestrantes: Cassia Olivia Machado Campos, Nutricionista e Fernanda de Abreu Reiff, mestre em Linguística com foco em letramento digital, que ministraram, respectivamente, sobre os temas: 'Obesidade na Escola' e 'Letramento Digital'. 
A abertura das atividades neste segundo dia ficou por conta das acadêmicas do sexto período de pedagogia que foram as responsáveis pela apresentação cultural, baseada na canção 'Aquarela do Brasil' de autoria do nosso conterrâneo, Ary Barroso.
 
'Corujinha do Ano’ - Antes da palestra, nossos professores foram homenageados com o prêmio 'Corujinha do Ano’, idealizado e promovido pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da FUPAC/Ubá. Foram premiados os(as) docentes: Carla Marinho Carias, Érica Miranda Maciel, Gilson Soares Toledo, Isac da Silva Haber, Juliana Ribeiro, Maria Alice Abranches, Marli Santana Pinto Coelho, Marília Marota de Souza, Rilza Rodrigues Toledo e Rosana de Freitas Moreira.
 
‘Homenagem’ - Na sexta-feira (11), já vivenciando os momentos finais da vida acadêmica, idealizado por algumas alunas, foi prestada uma homenagem às formandas do oitavo período. Na ocasião, foi apresentado um slide contendo o nome da aluna, um adjetivo ou frase que a caracterizasse, fotos da acadêmica, ao som de alguma uma música que fizesse alusão ao adjetivo proposto a cada acadêmica. A diversão foi garantida!
 
E para fechar com ‘chave de ouro’ a 'XI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA – Formação de Professores e Tecnologias Educacionais', recebemos em nossa Faculdade o professor Artur Pires de Camargos Júnior, que ministrou aos acadêmicos sobre o tema 'Competências Digitais de Professores de Educação Básica e Utilização de TDIC como Recurso Didático-pedagógico'.
 
"A Coordenação de Curso, os docentes e discentes da Pedagogia não mediram esforços para a organização do evento. Contando com a participação de renomados profissionais de Ubá e região, todos se deliciaram com o tema atual, com os debates oportunos e com a aprendizagem significativa", detacou a coordenadora do curso de Pedagogia da FUPAC/Ubá, Marília Marota

images
Comentários: