Nuc. Prática Jurídica

Estrutrutura da UNIPAC - UBÁ
Núcleo de Prática Jurídica

Instalado em 1999 e inaugurado oficialmente em 11-09-2000, o NPJ intitula-se Núcleo de Prática Jurídica "Dr. José Bonifácio Lafayette de Andrada". Trata-se de local de experimentação onde os alunos, a partir do sétimo período do curso de Direito, podem efetivar na prática os conhecimentos teóricos que obtiveram ao longo de sua graduação.

Atualmente, o NPJ funciona das 7h às 17h, em sede própria, destacando-se como um dos principais meios de atendimento jurídico à população carente. Disto destaca-se a constante busca em manter franco relacionamento com os órgãos locais da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícias (Civil e Militar).

As funções do NPJ realizam-se tanto na esfera da jurisdição contenciosa quanto voluntária, buscando-se ainda efetivar, quando possível, acordos e transações, resolvendo-se o conflito sem que se tenha de bater às portas do Judiciário.
As atividades alcançam, hoje, tanto processos cíveis quanto criminais, destacando-se a obtenção de liminares para suprimento de medicamentos ou tratamentos médicos.

No ano de 2006, totalizando-se todos os atendimentos efetivados e levando-se em conta os valores da tabela oficial de honorários da Ordem dos Advogados do Brasil foram realizados trabalhos que somariam, se cobrados da população assistida, mais de 150 mil reais.