10 de Outubro, 2016
O nome popular de uma planta medicinal é suficiente para o seu reconhecimento seguro?
As plantas medicinais são espécies vegetais que possuem componentes químicos que proporcionam ação terapêutica. O Brasil é um país no qual o emprego de plantas medicinais é considerado comum e tradicional.
No entanto, o emprego seguro de uma espécie medicinal remete inicialmente ao reconhecimento da mesma, o que deve ser feito por um profissional especializado que realizará a identificação botânica e atribuir um nome científico á mesma.
Assim, diferentemente do que muitos leigos pensam, o nome popular é uma denominação local, que pode variar em cada região de um país e principalmente e em todo o mundo. Uma planta pode diferentes nomes populares e espécies distintas podem apresentar sinonímia popular. Isto implica em propriedades farmacológicas distintas o que torna perigoso a identificação de uma planta apenas pelo nome popular.
Desta forma, a denominação popular é importante, mas não é a forma mais segura para a identificação de uma planta medicinal. Antes de utilizar qualquer tipo de planta medicinal procure um profissional capacitado para maiores esclarecimentos e uso seguro da mesma.
Maiores informações: http://portal.anvisa.gov.br/
Farmacêutico na Fitoterapia
A carreira farmacêutica especialista em fitoterápicos tem atuação dedicada no âmbito das plantas medicinais e fitoterápicos. Esta profissão contribui de maneira decisiva para o avanço da ciência medicinal.
Outra oportunidade para a carreira de farmacêutico especialista em fitoterápicos é a atuação como pesquisador. As pesquisas na área são geralmente incubadas em universidades federais, tendo como pré-requisito para ingresso o título de doutor e a aprovação em concurso público.