Mostrar Aviso
Notícias
FUPAC Ubá implanta práticas inovadoras no Curso de Pedagogia

 22 de Abril, 2015


images

Durante a aula da disciplina Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologia II, ofertada ao 5º Período de Pedagogia no dia 14/04/2015, foi proposta aos acadêmicos a dinâmica UM OLHAR DIFERENTE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, coordenada pela professora Marli Santana Pinto Coelho.

O enfoque de tal prática reside na necessidade de pensamento reflexivo a respeito do tratamento de dados dos temas de estudo propostos nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) para os anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, enfatizando questões contemporâneas pouco destacadas no Currículo Básico Comum (CBC) para essa etapa de escolarização. Essa dinâmica propõe uma reorientação educacional ao colocar em prática tais conteúdos, oportunizando aos acadêmicos o desenvolvimento do pensamento reflexivo e estabelecimento de novos diálogos com o conhecimento científico.

Para o momento, os alunos do 5º Período de Pedagogia colocaram a “Mão na Massa” e apresentaram experimentos contemplando os blocos temáticos dos PCN’s, através de testes experimentais, com o propósito de explicar seu funcionamento, quais conteúdos ou blocos temáticos contemplam e quais competências e habilidades desenvolvem na aprendizagem de escolares do ensino fundamental.

Através de práticas pedagógicas como essa, o exercício de formação docente em Pedagogia torna as aulas agradáveis, envolventes e comprometidas, tanto com os conhecimentos produzidos cientificamente, quanto com a qualidade educacional que se espera para a atualidade!!!

Comentários: