19 de Setembro, 2016
Mito ou verdade : O medicamento manipulado é mais natural?
Resposta: Mito. Ele pode ser mais “natural” ou não. Entendendo-se por natural menos ou ausência de conservantes. O manipulado tem a vantagem dessa adequação, porém, quando seu médico prescreve um medicamento onde ele dá a opção de manipular, a Farmácia manipula o mesmo “fármaco” do medicamento encontrado na “drogaria”.
A farmácia de manipulação, não pode ter estoque, assim ela sairá do seu propósito técnico, sanitário e antropológico, portanto, não pode produzir em grande escala. O atendimento é mediante uma prescrição, uma solicitação e, portanto,personalizado. Até nosso prazo de validade que chamamos de prazo de uso é baseado no tempo de tratamento.
Em um cosmético, por exemplo, a essência pode ser de escolha do usuário. Um intolerante a lactose terá sua formula sem a lactose como excipiente. Uma criança ou um animal terá a fórmula com um ajuste de dose. E ainda: um medicamento que está no mercado apenas na apresentação em comprimido poderá ser manipulado em forma de xarope ou em solução.
Cada manipulação tem um responsável técnico, que é um farmacêutico, o mesmo profissional responsável presente na indústria farmacêutica. O que muda nos dois modelos é a escala de produção. A primeira faz individualizado (apenas uma fórmula por vez) e a segunda em escala industrial.