19 de Abril, 2018
Amanda Pacelli
Aconteceu na noite da última quarta-feira (18) um Júri Simunlado no auditório da Faculdade Presidente Antonio Carlos de Ubá - Fupac. O movimento foi organizado pela Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a professora Valeria Gazolla e por Ricardo Braida - Professor da Prática Simulada.
Patrícia Amato, coordenadora do curso de Direito da instituição, explicou que o Tribunal do Júri é uma forma especial de julgamento “são julgadas pessoas que cometeram ou tentaram cometer crimes contra a vida” conta.
O objetivo de movimentar ações desse tipo é além de preparar o aluno para o desafio profissional e dar visibilidade à instituição, ressaltar o trabalho que é feito pelos professores.
Segundo Patrícia, o Tribunal do Júri exige uma atuação muito dinâmica por parte do profissional do direito.
Todo ano os alunos do nono ano do curso de Direito da instituição (que na ocasião fazem a pratica profissional) são convidados a participar de um Júri Simulado.
O Júri Simulado
Ainda segundo a coordenadora, o Juri Simulado trata-se de um processo real. Assim, é simulado um julgamento - com direito a acusação, defesa, testemunhas, partes, jurados - com elenco formado pelos alunos do período em questão.
Apenas a presidência do Juri que é entregue ao Juiz, é dada a um profissional convidado. Esse ano, quem abriu os trabalhos e presidiu o Juri, foi o Dr. Ellon Agostini, defensor público da Comarca.