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Aluno da Fupac apresenta projeto na Semana da Enfermagem na UFJF

 14 de Junho, 2018


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Amanda Pacelli
 
 
O aluno Alexandre Junio Riquê Galdino, acadêmico no terceiro período do curso de Enfermagem da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac), apresentou um trabalho na Semana da Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O acontecimento se deu nos dias 9, 10 e 11 de maio.
 
 
O estudo trata-se de um piloto, fundamentado em bases teóricas. Alexandre explicou não houve pesquisa de campo ainda porque "O projeto foi fundamentado na teoria de Madeleine M. Leininger embasado por obras, livros; usei a Biblioteca Virtual de Saúde, e a biblioteca da faculdade" conta.
 
O discente contou como foi o processo de aprovação para a apresentação "[...] eu e o professor José Dionísio de Paula Júnior, que também é enfermeiro, escrevemos um resumo para mandar para a submissão da Semana da Enfermagem, e, esse texto foi aprovado. O professor me ajudou nesse trabalho no evento o projeto foi muito elogiado, inclusive, incentivaram que eu me aprofundasse e levasse a ideia para o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a concluir a pesquisa; fui incentivado também a tentar uma publicação internacional, por eu ter trazido à tona um tema de importante abordagem por todos devido ao impacto que tem na sociedade" explicou Alexandre. O professor de Psicologia Ronaldo Chicre também teve parte na orientação do projeto.
 
O aluno de Enfermagem comemorou o reconhecimento "É extremamente satisfatório ser reconhecido em algo que  foi feito com tanto esforço" contou e concluiu "[...] fui muito bem instruído pelos avaliadores da UFJF, então, pretendo sim levar para meu TCC; sei que serei bem instruído pelo Prof Dionísio para que seja bem sucedido".
 
O aluno de Enfermagem, Alexandre Junio Riquê Galdino apresentou trabalho na Semana da Enfermagem da UFJF representando a faculdade Fupac. 
 
Teoria de Madeleine M. Leininger
 
Madeleine M. Leininger bacharelou-se em 1950 em Ciências e concluiu mestrado em 1953, sendo membro da Academia Americana de Enfermagem. Fundadora do subcampo transcultural da enfermagem, é professora dessa matéria, além de antropologia e pesquisa no atendimento humano, com muitas publicações com enfoque no ensino da enfermagem.
 
Em 1991, reconheceu a importância do cuidado de enfermagem junto aos pacientes, o que a induziu a enfocar em seus estudos e pesquisas sobre esse tema. Em 1950, observou diferenças importantes de comportamento entre as crianças, quando trabalhava como enfermeira clínica especialista com crianças perturbadas e seus pais, identificando diferenças com base cultural.
 
Nessas observações identificou a ausência de conhecimento cultural nessas crianças e seus pais como fator determinante para a enfermagem entender as variações de cuidados prestados, tornando-a a primeira enfermeira no mundo a obter doutorado em Antropologia, oferecendo aos profissionais importante campo de atuação na enfermagem transcultural.
 

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