6 de Novembro, 2018
Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro o evento Empreendedorismo e Inovação em Ciências Farmacêuticas (EICF) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac). O projeto apresentou sua 5ª edição e trata-se de um concurso que incentiva os alunos de Farmácia a criar produtos dentro da área visando inovação com ênfase no empreendedorismo.
Os alunos falaram à assessoria sobre a importância do evento, bem como suas experiências diante do evento.
Entre palestras e interações, os discentes falaram sobre seus produtos e premiação.
Amanda de Souza Lima, de 22 anos, aluna do 6º período do curdo de Farmácia, falou sobre o produto criado por sua equipe, a Coxinha de batata doce roxa “Nossa empresa criou este produto com a finalidade de incorporar ingredientes saudáveis em receitas bem aceitas por todos, como é o caso da coxinha convencional. O nosso principal ingrediente que é a batata doce roxa possui inúmeros benefícios para a saúde - como propriedades antioxidantes, fonte de fibras e vitaminas, além de ser atrativa e saborosa. A ideia é levar este produto ao consumidor de forma prática e preço acessível” contou a acadêmica.
Amanda falou também sobre a composição da equipe dentro da área de Cosméticos e explicou ainda a importância acerca da sustentabilidade na hora da criação “A empresa Bio Shine Cosméticos traz a vertente da importância de não agredir o meio ambiente. Com tantos produtos e cosméticos feitos com microplásticos; trouxemos a alternativa de utilizar minerais algas marinhas substituindo glitter e purpurina. É um creme hidratante e iluminador a base de mica em pó, extrato de algas marinhas e óleo semente de uva. E a sombra shine, a base de mica em pó e hibisco, que é um corante natural. Cosméticos ecológicos, biodegradáveis e livres de microplásticos.” concluiu e mandou o lema da marca “Brilhe sem culpa!”.
O grupo composto por Amanda, Letícia Brandão Correa de Toledo, Bruna Natália e Natália Coelho alcançou as colocações de 1º Lugar no Segmento de Cosméticos e 3º no segmento de Alimentos.
Fernanda Candida Albino explicou sobre os produtos criados por sua equipe “La Vegans, leites vegetais e derivados, trata-se de um leite vegetal extraído do inhame, voltado para o público vegano, público com intolerância a lactose, e pessoas que optarem por aderir uma alimentação mais saudável. Nossa linha de leite conta com os seguintes sabores: inhame-amendoim, inhame-coco, inhame-arroz e o tradicional inhame.”
A discente falou também sobre as finalidades da criação “[...] pode ser utilizado no preparo de bolos, biscoitos, leite condensado, queijo, maionese, ou consumir com achocolatado e como preferir, ou seja pode substituir ele no lugar do leite de vaca convencional. Com o resíduo que sobra da produção do leite vegetal faz-se a produção de cookies, ou seja não jogamos nada fora. Nossos leites vegetais são dispensados em garrafas de vidro que além de recicláveis são retornáveis, na segunda compra não paga a garrafa.” contou.7
Outro produto criado por sua equipe foi o chamado Calmycidra acrescentando a linha de higiene e hidratação corporal “Uma linha de sabonete para banho, hidratante, esfoliante e óleo corporal feita a base do óleo essencial de Capim Limão, mais conhecido como Capim cidreira, Esse óleo essencial é rico em Citrol uma de suas principais características, seu cheiro forte de limão pode proporcionar ações calmantes e relaxantes, anti-estressante, anti-insônia entre outras. Em nossa região essa planta é muito utilizada em Chá, e na medicina popular, seu óleo essencial na área da aromaterapia Ideal para as pessoas que usam o tempo que cuida de seu corpo para relaxar.” acrescentou.
Leidyane de Paula Carvalho, de 31 anos, e sua equipe composta pelos integrantes Aline Marquês, Elaine Couto e Wallace Cocate, ficou em 3º lugar com cosméticos à base do extrato e óleo da semente de melancia.
A aluna também falou um pouco sobre o produto “Trouxemos como Inovação no quesito Cosmético, a linha Fruit Smell Cosméticos. Trata-se de produtos à base do extrato e óleo das sementes de melancia. Possui Sabonete Líquido Facial anti-oleosidade, Gel Esfoliante Facial, Gel Serum hidratante e para o corpo o Hidratante Corporal. Possuem fragrância super agradável, auxiliam no rejuvenescimento da pele, realiza esfoliação natural, não deixam a pele impregnada, reduzem a oleosidade e o melhor de tudo; hidratada muito mais!” contou a aluna que explicou que seu grupo também criou produtos dentro do ramo alimentício “Apresentamos a Sabor Fit Alimentos, com um sofisticado pão de queijo de batata doce fit e ervas finas, que se destaca por quesitos como: valor nutricional, redução do índice calórico e do sódio; as ervas finas dão um sabor inigualável. Podendo se indicado para quem busca uma alimentação saudável e nutritiva.” Explicou, aproveitando para vender seu peixe.
O grupo composto por Luiza de Almeida Moura, Lavinia Pereira Albino, José Vinicius Firmiano, Graziela Almeida e Victor Fernandes alcançou segundo lugar na categoria “Cosméticos”. A integrante Luiza, de 22 anos está no 6º período de Farmácia e falou um pouco sobre a criação “Nosso produto cosmético se chama Kit Demacoco. É composto por 3 itens que exploram os benefícios do óleo de Coco extra virgem. Entre os produtos é possível encontrar, por exemplo, discos de algodão, demaquilante, Esfoliante Labial e Lip-balm”.
Já dentro do ramo alimentício, foi criado pelo grupo um suplemento natural chamado MC Power “Trata-se de Mix de Maca peruana, moringa e cacau. O suplemento é indicado para o público jovem adulto que busca uma vida saudável e cheia de energia, além de ser potente estimulante sexual e auxiliador no emagrecimento de forma natural.” Explicou Luiza representando sua equipe.
Natália do vale, 23 anos, estudante do 6º período falou em nome dos colegas de equipe Andreza da Silva Cintra, Thales da Silva Dias e Marina Júlia Guimarães Gonzaga.
“Nosso produto é um mousse de morango à base de inhame e seu objetivo é trazer melhorias para a saúde. Num cenário em que diabéticos e crianças são nosso principal foco, trata-se de um produto natural e adoçado com xilitol - um açúcar também natural".
A equipe ficou em 1º lugar na área de alimentos.
Os integrantes que falaram à assessoria de comunicação entraram num consenso sobre a importância do evento.
Luiza descreveu o evento como uma oportunidade para o surgimento de novas ideias e também para interação.
“A semana do empreendedorismo é muito importante para despertar em nós o espírito de empreender, inventar, espírito competitivo. Além de proporcionar uma experiência incrível.” Acrescentou Fernanda.
Leidyane concluiu que o projeto EICF é uma ótima oportunidade para adquirir novas experiências. “Importante para o crescimento profissional, além de proporcionar possibilidades de expor os produtos elaborados, atraindo a atenção de futuros consumidores!” Explicou.
“O evento foi de extrema importância, pois criamos um espírito empreendedor, e tivemos que pensar em cada detalhe e saber lidar com todos eles, desde a produção até os imprevistos ocorridos” enfatizou Amanda.
“Este tipo de evento é de suma importância para nós alunos estarmos desenvolvendo a prática de como é empreender, adquirir novos conhecimentos e poder ver como é a realidade do mercado.” Encerrou Natália com chave de ouro.
O evento trouxe palestras de profissionais dentro do ramo farmacêutico e empreendedor. Além disso entre as etapas houve pausa para degustaão dos produtos e o evento foi encerrado com um Coffee Break.
César Caneschi: criador, organizador e um dos impulsionadores do projeto Empreendedorismo e Inovação em Ciências Farmacêuticas - EICF.
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