12 de Setembro, 2019
Por: Lázaro Mattos
Na noite de quinta-feira (05), alunas do 8º período do curso de Pedagogia da FUPAC/Ubá participaram de uma ‘roda de conversa’ com três especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo, uma intérprete de Libras, Andréia Teixeira, uma professora de apoio, Michele Biscotto e uma professora de sala de recursos, Rafaela Dorigueto.
Na ocasião foram discutidas as pautas sobre os aspectos que caracterizam o Atendimento Educacional Especializado/AEE e o Apoio Pedagógico nas escolas comuns. A ação é parte da disciplina ‘Educação Inclusiva’, ministrada aos acadêmicos sobre a sob orientação do professor Isac Haber.
De acordo com o professor Isac Haber, “o AEE é um complemento e/ou suplemento durante o processo de formação acadêmica de alunos com deficiências. Ele é um serviço da Educação Especial e se difere do Apoio Pedagógico e seus conteúdos são a Educação Cognitiva, Comunicação Suplementar e/ou Alternativa, Língua Brasileira de Sinais/Libras, o ensino da Língua Portuguesa escrita aos alunos com perda auditiva, orientação e mobilidade, Braille, entre outros”. “Seu objetivo é criar condições para que o aluno acesse os conhecimentos, conteúdos e informações que são compartilhados e produzidos nas salas do ensino comum”, finalizou.
(Se quiser agregar a fala de alguma acadêmica que participou, falando sobre os valores agregados, seria excelente).
Vale lembrar que o mês de setembro é dedicado à realização de ações de conscientização sobre a Pessoa com deficiência e suas necessidades específicas, buscando promover um acesso com liberdade e sem rótulos, tornando a inclusão social um direito respeitado por todos.