Mostrar Aviso
Notícias
FUPAC/Ubá promove evento sobre o Outubro Rosa e a força de Guerreiras que venceram o câncer

 4 de Novembro, 2019


images

Por: Lázaro Mattos
 
Na noite de terça-feira (29), o Auditório Professor Bonifácio Andrada, da FUPAC/Ubá, foi palco do evento intitulado ‘Câncer de Mama’, promovido e idealizado pelos acadêmicos de enfermagem, sob a orientação e supervisão da Coordenadora, Sandra Quintão, e da docente Pricila Ferrari, que teve como objetivo engajar acadêmicos e publico geral à campanha do Outubro Rosa, alertando a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento também buscou alertar ao público masculino, tendo em vista que os homens também podem sofrer com este tipo de câncer.
 
Visando abrilhantar o evento, foi criado um espaço para compartilhamento de experiências e expectativas, sendo proposta uma roda de conversa, com a participação das guerreiras Marta Cesario, Rita de Cássia, Lucimar Cardoso e Maria Célia, que superaram o câncer de mama e contaram sobre suas experiências pessoais na luta contra o Câncer e a idealização de um grupo no qual elas pretendem ajudar a outras mulheres que sofrem de câncer a ultrapassarem esta difícil fase. 
 
Contamos também com a presença do ilustríssimo professor Gilmar Vecchi, que promoveu uma síntese sobre o projeto de cunho social, intitulado Projeto Superação, que promove doações de perucas e de soutiens para mulheres em tratamento de câncer e que fizeram mastectomia.
 
Ao final foi promovida uma apresentação artística idealizada pelas acadêmicas de enfermagem.
 
De acordo com a professora Pricila Ferrari, “os acadêmicos de enfermagem puderam colocar em prática seus conhecimentos sobre o Câncer de Mama feminino e o masculino. Nossos acadêmicos e todos envolvidos neste maravilhoso evento estão de parabéns pela bela iniciativa e não poderia faltar uma apresentação artística das nossas futuras enfermeiras lindas!!!”.
 
“E, vale lembrar, que a prevenção deve ser promovida sempre, em todos os meses do ano”, finalizou Pricila.
 
A atividade também incluiu a distribuição de lacinhos rosa e de folders que ressaltam importância da prevenção, do autoexame, dos exames periódicos e formas de tratamento.
 

Fisioterapia também fomenta a conscientização
 
Em paralelo ao evento promovido no auditório, acadêmicos do curso de fisioterapia, montaram um stand, no primeiro andar da Faculdade, onde repassavam informações sobre a temática do outubro rosa aos demais alunos, professores e colaboradores da instituição.
 
A atividade contou com a participação dos alunos do 2°, 8° e 10° período de Fisioterapia, através de ações integradas que envolveram as 3 turmas em atividades diversas em prol da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. 
 
“Como professora estou orgulhosa dos meus alunos, gostaria de agradecer a participação e envolvimento de todos nessa causa que faz parte da minha vivência clínica diária”, declarou a professora do curso de Fisioterapia Priscila Almeida. “A informação de qualidade é capaz de mudar o curso da doença e cabe a nós docentes despertamos essa consciência em nossos alunos”, finalizou.

Comentários: