Mostrar Aviso
Notícias
Parceria entre FUPAC e TV Uai promove debate ao vivo com os candidatos ao executivo ubaense

 10 de Novembro, 2020


images

Por: Lázaro Mattos (Assessoria de Comunicação

Visando promover a festa da democracia e abrir espaço para que a população conheça os projetos e ideologias dos candidatos à prefeito em Ubá, na noite de domingo (08), a WebTV UAI, em parceria com a FUPAC/Ubá, promoveu o primeiro debate com os candidatos ao executivo, no auditório Professor Bonifácio Andrada.

Em decorrência da pandemia da COVID-19, apenas os candidatos ao executivo, seus respectivos vices e os coordenadores de campanha estiveram presentes no evento, que foi transmitido ao vivo, pelo canal do Youtube da WebTV UAI.

O debate foi, na íntegra, traduzido em LIBRAS,  pelo professor da FUPAC/Ubá, Isac Haber.

Estiveram presentes os candidatos: Andre Squizatto, Dr. Itamar dos Santos, Dirceu Ribeiro, Vicente Mota, Edson Teixeira, Cabo Rômulo, Vadinho Baião e José Silva.

 

O debate

Dirigido pelo jornalista Júlio César Oliveira, o debate foi oficialmente aberto pelo diretor pedagógico da FUPAC/Ubá, Wagner Inácio Dias Freitas, que deu as boas-vindas a todos, agradecendo as presenças e expondo os regimentos do debate.

Na sequência, deu-se início ao debate, com todos os candidatos se apresentando e expondo, em dois minutos, suas ideias sobre temas pré-definidos, que abordavam as áreas de Mobilidade Urbana, Saúde, Enfrentamento às Enchentes e Emprego.

Após este primeiro momento, cada candidato se dirigia ao púlpito, escolhia um tema e outro candidato a subir, para que pudessem debater sobre a temática apresentada.

Deste modo, todos os oito candidatos puderam, de forma igualitária, no que tange tempo e espaço, expor suas ideias e debaterem temas diversos e relevantes.

“Foi um desafio diferente por ser algo que eu não tinha feito ainda na minha vida, porém, eu gosto de desafios. O primeiro, foi quando aceitei apresentar o jornal diário, que temos na WebTv. Agora, veio este desafio aqui, ao qual eu agradeço a confiança da TV, e da FUPAC/Ubá por esta oportunidade”, declarou o mediador do debate, Julio César Gomes.

“Tivemos um debate muito interessante, esclarecedor e com tudo ocorrendo em ordem. Parabenizo aos candidatos, pois todos respeitaram as regras do debate e fizeram do nosso evento um sucesso. Esperamos contribuir para que a população possa escolher, no próximo dia 15, o melhor candidato para nossa cidade”, finalizou.

“Foi um momento ímpar. Pela primeira vez nós, da FUPAC/Ubá, realizamos um debate ao vivo, transmitido ao vivo, pelo YouTube, no canal da nossa parceira, a WebTV Uai”, declarou o diretor pedagógico da Faculdade, Wagner Inácio Dias Freitas.

“Estamos vivenciando uma eleição que é digital. É a eleição das redes sociais. Parabenizo e agradeço a todos os candidatos que participaram desta festa da democracia, pela civilidade e pela condução dos trabalhos. Por fim, não posso deixar de desejar que, no próximo domingo, a população de Ubá possa escolher de forma consciente o seu governante e, certamente, este debate, tão positivo, irá auxiliar o povo na definição do seu representante do executivo”, finalizou.

 

Fala, Candidato

Ao final, conversamos com cada um dos candidatos, que falaram sobre suas respectivas participações no debate da WebTV UAI e FUPAC/Ubá.

André Squizatto (13 –PT) “(O debate é) importante por falarmos com toda a população. Realmente, é a festa da democracia. Quero parabenizar a todos os organizadores, ao professor Wagner, ao Julio César, e à WebTv UAI por nos proporcionar tal oportunidade, na qual buscamos apresentar propostas reais, de quem quer renovar a política ubaense”.

Dr Itamar dos Santos (17 – PSL) “É a confraternização da Democracia. Participar deste debate é um momento muito oportuno. Aproveito para agradecer vocês, pelo espaço para a gente poder falar e dissertar sobre os nossos projetos e sobre as nossas intenções na Prefeitura. Para respeitar e valorizar um homem é preciso conhecer a sua história e, em momentos assim a população tira um tempinho da sua vida, do seu lazer, e até do seu trabalho, para analisar o currículo e as propostas de todos os candidatos. Obrigado por essa oportunidade”.

Dirceu Ribeiro (19 – Podemos) “Com alegria e com satisfação participei deste debate, que foi muito bem organizado, certamente, um dos melhores que eu já participei. Quero parabenizar vocês pela oportunidade, em que cada um de nós pode mostrar aquilo que a população espera e aquilo que a população quer. Eu agradeço vocês, de coração, por terem me convidado e me darem honra de participar desse debate. Fiquem todos com Deus”.

Vicente Mota (23 – Cidadania) “Primeiro, eu quero parabenizar que o trabalho impecável que vocês da FUPAC vêm realizando, juntamente com o pessoal da WebTV UAI. Saio do debate muito esperançoso. O primeiro bloco foi um pouco tenso. O segundo, já deu uma minimizada e, nesse último bloco, foi um pouco mais calmo. No geral, foi muito bom, nós estamos satisfeitos. Agora, cada eleitor deve escolher bem o seu candidato”.

Edson Teixeira (25 – DEM) “Praticamos o exercício da democracia. Para fazer campanha curta, em 45 dias, você, muitas vezes, não consegue chegar até o seu público-alvo, que é o eleitor e, através de um debate, você chega ao maior número de pessoas e tem a possibilidade de passar ao eleitor um pouco daquilo que você pensa, um pouco daquilo que você projeta e um pouco também da sua personalidade. O principal, é que nós tivemos a possibilidade de passar nossa mensagem para um público maior, então, deixo aqui o nosso agradecimento a quem programou e organizou este excelente debate que, dá ao eleitor que está em casa, a oportunidade de obter informações que direcione o voto, o voto consciente”.

Cabo Romulo (36 – PTC) “Primeiramente, eu quero parabenizar a organização pela forma como foi realizado o debate. Realmente foi uma oportunidade de a gente apresentar nossas propostas de governo. Muitas vezes o tempo de rádio é pequeno e esta é uma oportunidade, em que a gente tem duas horas, para falar e chegar até o eleitor. Este debate superou as expectativas e com certeza será de grande utilidade para a população. O tempo (para falar) foi o necessário e, essas duas horas, darão um retorno muito bom para a sociedade, no que tange a questão de informação sobre os candidatos”.

Vadinho Baião (70 – Avante) “Durante esta campanha eleitoral, em tempos de pandemia, nada melhor do que participarmos de debates como este. Eu quero cumprimentar à FUPAC pela iniciativa e dizer que são momentos como este que levam às pessoas a informação, da melhor qualidade, para que, no dia 15 de novembro, elas possam tomar a decisão acertada e que possa significar o melhor para nossa cidade. Muito obrigado pela oportunidade”.

 José Silva (90 - PROS) “O debate foi muito bom e as perguntas foram muito bem elaboradas. Esta é uma oportunidade para candidato, como eu, que tem apenas 19 segundos (na propaganda eleitoral). Então, eu só posso agradecer e aguardar, para ver o resultado. Espero que que vença o melhor, aquele que tenha mais carinho com o povo ubaense”.

 

   

13 - André Squizatto                17 - Dr. Itamar                   19 - Dirceu Ribeiro                  23 - Vicente Mota

 

     

25 - Edson Teixeira             36 - Cabo Rômulo                   70 - Vadinho Baião                    90 - José Silva

 

*Fotos: Lázaro Mattos / Assessoria de Comunicação FUPAC/Ubá

 

Comentários: