Mostrar Aviso
Notícias
Professora e alunas do curso de enfermagem publicam artigo em revista internacional

 6 de Agosto, 2022


 “Relatar a experiência vivenciada através dos cuidados de enfermagem qualificados no tratamento de feridas, uma especialidade da área, onde o enfermeiro é o profissional responsável por realizar todas as etapas desse cuidado”, essa foi a proposta do artigo publicado pela professora Sandra Quintão e alunas do curso de Enfermagem da FUPAC-Ubá na revista Studies in Health Science e apresentado no VII Congresso Brasileiro de Feridas da SOBENFeE.

Publicada pelo periódico em abril deste ano, a pesquisa contou com a contribuição das acadêmicas e ex-acadêmicas Elaine Cristina da Silva, Andressa Fernandes da Silva e Leny Martins Costa Gomes, além da docente Sandra Quintão.
O trabalho acompanhou um caso de Gangrena Fournier – que faz parte de um grupo de infecções descritas como infecções necrosantes dos tecidos moles (INTMs) - desde o acolhimento do paciente, a avaliação da ferida, a escolha do tratamento a ser utilizado e o acompanhamento até a resolução do problema.
De acordo com a professora Sandra Quintão, “a pesquisa enfatiza a importância do conhecimento técnico, científico, ético e cultural dos enfermeiros na promoção de benefícios para o indivíduo, família e comunidade, bem como o desenvolvimento profissional”. A pesquisa aponta ainda para a importância da assistência de enfermagem domiciliar como uma área de atuação em expansão para o enfermeiro, capaz de transformar a prática de enfermagem enquanto trabalho.
Além da contribuição para a sociedade de modo geral a partir do acompanhamento de um caso, o trabalho leva questões à comunidade acadêmica no que tange as atualizações por parte dos enfermeiros. Sandra destaca que “especialmente no caso de patologias específicas e raras, a pesquisa se constitui em ferramenta importante para que mediante as eventualidades, o enfermeiro possa agir com rapidez e destreza, de forma a ofertar o melhor e mais adequado cuidado para a situação e paciente em questão, o que garante além de tudo, o cuidado holístico”.
A publicação de um artigo em um periódico internacional da área “abre um leque de possibilidades aos alunos da FUPAC-Ubá”, ressalta a professora, que enxerga o feito como “um grande incentivo para os alunos do Curso de Enfermagem da FUPAC, uma vez que propicia espaços de compartilhamento de experiências e revela as potencialidades da Enfermagem”, conclui.

Comentários: