Mostrar Aviso
Notícias
InFARMAção: dicas para o Enem - Biotecnologia e Português

 3 de Setembro, 2018


images

Dentro do projeto InFARMAção, você vai encontrar as mais variadas dicas. O tema de hoje são sobre Biootecnologia e dicas de Português.

A professora de Língua Portuguesa, Rilza R.Toledo, mestrada em Psicopedagogia em Havana - Cuba e Leras pelo CES - JF preparou dicas pertinentes para quem vai prestar o Enem. Confira!

A força da comunicação no mundo atual é de uma multiplicidade infinita. A todo momento, o ser humano sofre o impacto deste processo, a língua o instrumento de intercâmbio social. A nossa vida e o nosso comportamento são regidos por informações, persuasão, pela palavra, som, cores, gestos expressão facial, símbolos. O entendimento e a interação não mais são feitos apenas pela língua falada ou escrita, mas também através de outros meios disponíveis tais como o rádio, televisão, jornal, música, cinema, publicidade. Com o predomínio da imagem e da comunicação gestual, as atividades se desenvolvem e ampliam as habilidades comunicatórias, consolidando as experiências reais de comunicação.

A língua, instrumento de comunicação, distinta da fala, representa a parte social da linguagem exterior ao indivíduo, que por si só não pode modificá-la. Enquanto instituição social, pertence a todos os usuários de uma mesma comunidade, apresenta caráter abstrato e enquanto código é também um sistema de signos que se concretiza através dos atos de fala.
Cada indivíduo, sujeito de sua própria história, desempenha um modesto papel, entretanto, nesta execução individual a língua se concretiza. Tendo em vista um ideal linguístico, o usuário procura extrair do sistema idiomático formas de enunciado capazes de exprimir da melhor forma o gosto, o pensamento, as sensações.

Essa escolha é uma operação artística, na qual a fala individual, o estilo, ou seja, o próprio indivíduo expressa suas alegrias/ angústias.

É importante entender, portanto, algumas expressões simples, que se fazem presentes no contexto atual e são, muitas vezes, empregadas de forma inadequada.

Vejamos:

 

Além das dicas de Português, vejamos um texto sobre Biotecnologia assinado pelo profissional Vinicius monteiro graduado em Ciências Biológica e metrado em Ecologia de Biomas Tropicais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP):

Biotecnologia

A biotecnologia é uma área da biologia em que organismos vivos são utilizados para a fabricação ou realização de mudanças em alguns produtos de interesse humano. A biotecnologia engloba uma variada área de conhecimentos biológicos, sendo considerada, portanto, um campo interdisciplinar. Essa área de estudos vem ganhando bastante destaque com o avanço da biologia molecular e da genética. A biotecnologia pode ser aplicada para a produção de medicamentos, no desenvolvimento de testes-diagnósticos, no desen
volvimento de organismos transgênicos, no tratamento de esgoto com uso de micro-organismos, entre diversas outras utilidades. Em virtude de sua relevância na atualidade, frequentemente o tema é cobrado no ENEM.

Uma das técnicas empregadas na biotecnologia é o DNA recombinante, que é quando se liga um trecho de uma molécula de DNA em outra molécula. A partir das enzimas de restrição, é possível cortar pedaços de uma molécula de DNA e, com a DNA ligase, uni-los a uma outra molécula. Com isto, é possível manipular geneticamente os organismos, criando os organismos geneticamente modificados, também conhecidos como transgênicos.

Em biotecnologia devem ser estudados assuntos como as técnicas do DNA recombinante, clonagem, terapia gênica, transgênicos e as implicações éticas do uso destas técnicas.

 

Comentários: