Mostrar Aviso
Notícias
Acadêmicos da FUPAC/Ubá defendem Trabalhos de Conclusão de Curso via ambiente virtual

 20 de Julho, 2020


images

Por: Lázaro Mattos (Assessoria de Comunicação)

Acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Engenharia Civil e Ciências Contábeis, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (FUPAC/Ubá), apresentaram, na primeira semana do mês de julho, suas defesas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em ambiente virtual, com sessões promovidas de forma totalmente remota.

Apresentaram trabalhos as acadêmicas de Pedagogia, Alana Amaral Salvo, Aline Gregório Pereira, Ana Caroline de Souza Neves, Ana Nery  Gomes Felizardo, Clara de Castro Gazolla, Crislaine Marchioni da Silva, Daiana Aparecida Bento, Daiana da Silva, Fabiana da Rocha Souza, Luana Silva Gonçalves, Meire Frederico de Aquino, Pauliane de Souza, Rosane Maria Honorato e Thamiris Ribeiro de Almeida, todas do sétimo período, sob a orientação dos professores Érica Miranda Maciel, Maria Alice Abranches e Gilson Soares Toledo. As bancas avaliadoras dos trabalhos de pesquisa em Educação foram compostas pelos professores da Pedagogia da FUPAC/Ubá.

“Mesmo em um período atípico, de distanciamento social em decorrência do novo Coronavírus, a produção acadêmica das graduandas em Pedagogia da FUPAC/Ubá foi a todo vapor. Nossas alunas do sétimo período apresentaram os resultados de suas pesquisas científicas na área da Educação. Os trabalhos desenvolvidos por elas foram muito elogiados pelas bancas, que atribuiram nota máxima aos artigos científicos. Parabéns! Estamos muito orgulhosos de vocês”, declarou a professora Érica Maciel.

”O ano de 2020 veio nos apresentar o ‘inesperado’. Confrontamos, dia após dia, o medo do desconhecido e a vontade, que nos trouxe até aqui. Tínhamos razões para parar diante o tempo, mas caminhamos. Reinventamos-nos e fizemos acontecer. É na luta que identificamos os vencedores”, declarou a professora Maria Alice Abranches.

“A força que pude ver em cada um de vocês e em especial aquelas que me confiaram suas orientações acadêmicas me recordou as infinitas metáforas da vida. Por vezes, temos que nos readaptar as novas bases, aos novos instintos. Sábios são os que têm o dom de, diante a diferença, não permanecerem os mesmos. Parabéns a todos aqueles que, na diferença, fazem o diferente! Vocês são a certeza de que veremos florescer novos tempos”, finalizou.

"Para um curso nota cinco no ENADE, a máxima atribuída pelo Ministério da Educação ao ensino superior brasileiro, a Pedagogia da FUPAC UBÁ não mediu esforços para manter a qualidade de oferta da formação de professores. Agradecemos aos professores orientadores, aos avaliadores e, principalmente, as acadêmicas que, mesmo com o isolamento social durante a pandemia, foram resilientes, estudiosas e dedicadas aos seus propósitos. Parabéns a todos! Agradeço imensamente a parceria", declarou a coordenadora do curso de pedagogia, Marília Marota de Souza.

Engenharia Civil e Ciências Contábeis também promoveram apresentações

O acadêmico Thiago Ribeiro Carneiro, do curso de Engenharia Civil da FUPAC/Ubá, também apresentou, de forma virtual e totalmente remota, seu trabalho de conclusão de curso. O acadêmico discorreu perante a banca, formada pelos professores Érika Maria Carvalho Silva Gravina, Israel Iasbik e Suymara Toledo Miranda e também obteve aprovação em sua defesa.

Já os acadêmicos Diego Paixão Teixeira e Leandra Natalia dos Santos Pimentel, ambos do curso de Ciências Contábeis, defenderam suas teses à banca formada pelos professores Carlos Augusto Ramos dos Reis, Paulo Roberto Mendes da Silva e Kerla Fabiana Dias Cabral.

“Nesse difícil momento buscamos incessantemente manter a mesma qualidade que imprimimos de forma presencial. Buscamos apoio na tecnologia para mitigarmos as possíveis perdas trazidas pela pandemia e seguirmos firmes no propósito de levar educação de qualidade aos nossos discentes”, declarou o coordenador dos cursos de Engenharia, Israel Iasbik.

Palavra da Direção

Sobre o atual momento de nossa sociedade, as mudanças na educação e a realização online das defesas, o diretor pedagógico da FUPAC/Ubá, Wagner Inácio Dias Freitas enfatizou que ”em 2020 comemoramos o cinquentenário da Faculdade em Ubá. Neste ano, que alcançamos esta simbólica marca, vivemos momentos nunca imaginados. Estamos nos readaptando e reinventando. Continuamos unidos, através da tecnologia, promovendo videoconferências, apresentações e aulas remotas, de forma propícia ao momento em que vivemos a pandemia da COVID-19, sem deixar de lado a qualidade e a excelência no ensino, que são características de nossa instituição, presente há 50 anos em Ubá”.

Comentários: